28 outubro 2007

Soma de fracções com denominadores diferentes

Só podes somar e subtrair fracções que tenham o mesmo denominador. Então como podes proceder para somares as duas fracções seguintes?

É necessário encontrar duas fracções equivalentes a estas, mas que tenham o mesmo denominador.
Há mais de que uma forma de o fazeres, mas, uma das melhores, é através do Mínimo Múltiplo Comum (m.m.c.).
Se fizeres os múltiplos dos denominados (3 e 2), chegas facilmente à conclusão, de que o menor múltiplo comum entre 3 e 2 é o número 6. Em linguagem matemática, podes escrever:

m.m.c. (3,2) = 6

O passo seguinte é encontrar uma fracção equivalente a um terço, mas que tenha denominador 6.







Obtemos denominador 6 se multiplicarmos o denominador 3 por 2. Podemos descobrir este segundo factor (2), se fizermos a operação inversa 6 : 3 = 2.
Para obtermos uma fracção equivalente a um terço, que tenha denominador 6, temos que multiplicar o numerador e o denominador (de um terço), por 2.







Procedemos de igual forma com a fracção três meios.

Obtemos denominador 6, se multiplicarmos o denominador 2, por 3. Podemos descobrir este segundo factor (3) se fizermos a operação inversa 6 : 2 = 3.


Para obtermos uma fracção equivalente a três meios que tenha denominador 6, temos que multiplicar o numerador e o denominador (de três meios) por 3.








Depois de termos as fracções equivalentes, já com o mesmo denominador, basta-nos somar os numeradores a atribuir o mesmo denominador:








A fracção, onze sextos, é irredutível, não podes simplificá-la mais. Apesar de esta explicação parecer longa, isso é propositado, para perceberes os diferentes passos a seguir. Podes representar todas as operações necessárias deste modo:







Fácil, não é? Tenta tu seguir estes passos e somar:





Diz, aqui, nos comentários, o resultado da soma a que chegaste.

04 outubro 2007

Representação, equivalência e comparação de Fracções

Para testares se já compreendeste as fracções equivalentes podes realizar os jogos que são indicados abaixo.

No 1.ºJOGO, deves escrever uma fracção (nos termos da fracção - rectângulos brancos) equivalente à refpresentada gráficamente e depois clicar no botão Check. Se a fracção estiver correcta (Yes), podes escrever uma nova fracção, equivalente às duas anteriores, ou clicar no botão New Fraction para outro exercício. (Também podes mudar o nº de divisões do círculo).



O Jogo 2 é um pouco mais complexo, mas também está ao teu alcance! Tens representados dois rectângulos que podes dividir acrescentando (+) ou tirando (-) colunas (COL) e acrescentando ou tirando linhas (Row). Clicando nas diferentes partes do rectângulo, tens que colorir de vermelho e de azul (no segundo rectângulo) a parte correspondente à fracção, indicada pelas setas por baixo dos rectângulos. As fracções estão numa recta numérica, o que te dá também uma boa ideia da sua grandeza.

No canto superior direito (em cima, à direita) podes mudar os rectângulos para círculos, começar de novo (Start Over) ou passar a questão seguinte (Next Question).

JOGAR O JOGO 2

Diverte-te, mas não me venhas dizer que a matemática é aborrecida...